quarta-feira, outubro 24, 2012

um futuro melhor em 5 passos

a partir de amanhã tudo muda na constante educação da bobina. queremos pôr termo, ou pelo menos atenuar, a ansiedade com que veio ao mundo, de maneira a que tenha um resto e vida tranquilinho e descansado. é que com cama, comida e roupa lavada ela não tem que se preocupar para o resto da vida, por isso não há motivos para viver em stress sempre que a rotina lhe foge ao controlo. o objetivo dos próximos meses é fazer com que a bobina se torne numa cadela mais independente, e me devolva tb pelo parte da independência que perdi, desde o dia em que ela entrou por aquela porta. para bem de todos.

1º passo: quando entro em casa, só vou ter com a bobina 5 minutos depois de chegar. abro a porta da cozinha e se ela ainda estiver agitada terei de a ignorar. festas só quando se resignar e se deitar no chão.
ou seja:
acabaram as festas quando chego a casa. enquanto não estou em casa, a bobina fica com a cozinha e o terraço à sua disposição. até aqui, quando regressava, a primeira coisa a fazer era abrir-lhe a porta da cozinha e traze-la para a minha cama para lhe dar festas, e a seguir, de volta à cozinha, um biscoito. fim. 

2º passo: quando vou à casa de banho, porta sempre fechada. momento de independência para mim.

3º passo: sempre que eu estiver em casa, a bobina vai ter de ficar, primeiro, 5 minutos sozinha na cozinha e no terraço, depois 10, depois 15, depois 20, até conseguir estar uma hora por dia sozinha com os seus pensamentos mesmo comigo em casa. tudo para que se torne mais independente, e deixe de sentir que tem de controlar todos os meus passos a toda a hora.

4º passo: sempre que a bobina ladrar a outro cão, a um vizinho que entra no prédio, ou ao que quer que for, devo ignorar para que perceba que ninguém lhe está a ligar, e sobretudo, que não tem as costas quentes. ao sentir-se desprotegida, se tudo correr como previsto deixará de ladrar aos outros cães, que tiveram o azar de nascer maiores do que ela.

5º passo: mudar o roteiro dos passeios e evitar levá-la para sítios com muita gente e muito movimento. optar por sítios mais calmos e longe do local onde se assustou com o barulho do camião do lixo para que recupere a confiança de andar na rua. no final dos passeios, podemos passar no "local do crime" mas com alguma distância. e nunca ceder à vontade da bobina, quando de repente se assusta e começa a puxar para casa com todas as forças. terei de ignorá-la e seguir em frente sem lhe dirigir a palavra. ao voltar para trás, diz que estou a dar-lhe o comando da situação e a devolve-la ao ambiente onde se sente confortável porque me controla. espetacular!

tudo deixa de me parecer impossível, dada a força e motivação que a profª Ilda Rosa me transmitiu depois de registar no papel tudo o que fiz pela educação da bobina durante estes quatro anos. ao que parece, estas novas missões, ao pé de tudo o que já fiz, serão para meninos. posto isto, vou ali dar um grande abracinho à bobina e de seguida mandá-la para os primeiros 5 minutos de isolamento da sua vida, sem o coração apertado.

Sem comentários: