quarta-feira, outubro 24, 2012

1ª consulta de comportamento animal

depois de algumas pesquisas no google, feitas de frases como "a minha cadela tem medo dos carros", ou "a minha cadela não quer passear", cheguei por portas e travessas ao nome da Profª Ilda Rosa, da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, especialista em comportamento animal. os comentários davam conta de que teria já ajudado a solucionar casos de cães com problemas, de que já uma série de veterinários teriam desistido. a história pareceu-me semelhante à da maioria dos casos mostrados nessa bíblia dos donos de cães, chamada O Encantador de Cães. com as devidas distâncias na atividade profissional de cada um, e até porque as possibilidades de ir até à califórnia e conseguir marcação com Cesar Millan estão na realidade ainda mais distantes do que o próprio estado da califórnia em relação a portugal, vi na Profª Ilda Rosa a nossa encantadora de cães nacional e marquei consulta.

a consulta foi hoje, 24 outubro 2012, durou cerca de uma hora e custou 38,5€.

a partir do momento em que entrei na sala da consulta fui proibida de comunicar com a bobina e obrigada a virar-lhe costas sempre que saltasse para as minhas pernas. assim fiz. custou-me os primeiros minutos porque nestes quatro anos contam-me pelos dedos de uma mão as vezes que a ignorei propositadamente, e sempre que o fiz foi com a intenção de a castigar, pelo que estava motivada para tal. hoje foi diferente. a bobina saltou, virei-lhe costas; a bobina chorou, ignorei; a bobina fixou-me com o olhar todo aquele tempo à espera de que olhasse de volta, e eu olhei para todo o lado menos para baixo. 

enquanto isso, fui respondendo às perguntas da profª, sobre os hábitos, comportamentos, rotinas e tudo o que à vida da bobina diz respeito. e por fim, parece que vai tudo dar à ansiedade. durante uma hora, a profª Ilda Rosa observou a bobina a tentar captar a minha atenção, autorizando-me apenas uma festa rápida sempre que ela se resignasse e se deitasse sossegada no chão. assim foi acontecendo. a capacidade de resposta da bobina não deixou indiferente a profª, que se mostrou bem mais motivada do que eu no que aos próximos meses da nossa vida diz respeito. no final da consulta, era ver a bobina mais tempo deitada do que à minha volta. bastou apenas uma hora para a miss ansiedade perceber que conseguia as festas, não com os habituais saltos e choradeiras, mas o simples facto de se estender ao comprido no chão.


Sem comentários: