domingo, novembro 27, 2011

maleitas da pulga


o betadine não foi suficiente. de manhã, a bobina tinha lambido tudo e mais alguma coisa. ferida em carne viva, bem viva, a reluzir por entre o pelo durado. impos-se mais uma consulta, siga para o veterinário depois de almoço. o diagnóstico foi uma nova dermatite, desta feita, por auto-mutilação. urge que a mutilação da bobina provocada pelas comichões monstras da lergia à pulga seja travada pela cortisona. uma injeção resolve o problema, eu já sei, mas desde o verão passado que tentei evitar o recurso à maldita e traiçoeira cortisona. apesar de parecer a melhor amiga da bobina numa crise alérgica, não se lhe podem medir as contra-indicações internas e invisíveis a curto prazo. para já, o importante foi travar a dermatite que já estava a erupção ali nos arredores da cauda.

travada de vez a comichão, e depois de novas doses de betadine e pomada cicatrizante para tratar a ferida, constatamos que temos mesmo de recorrer à solução de último recurso para ajudar a cicatrização: o abat-jour. o funil. o colar. o pesadelo dos cães. o inevitavel para evitar que a bobina escavacasse de novo a ferida na coxa. foram três dias de orelhas caídas, a dormir aos meus pés e a levar tudo à frente cá em casa. três dias quase sem comer, mas três dias bastaram para recuperar a mutilação canina.

uma nova bobina quando lhe tiro o abat-jour da cabeça. o apetite regressa num abrir e fechar de olhos, as orelhas arrebitam, os olhos brilham de satisfação. é a nossa bobina outra vez.

Sem comentários: