sexta-feira, junho 18, 2010

o cão das lágrimas...

não costumo servir-me deste espaço para comentar a "actualidade", antes até para me esconder dela, em recantos que fazem parte da minha vida para além dessa mesma "actualidade". os recantos que me costroem a nível humano e pessoal, são geralmente esses que trago para aqui e que mem trazem aqui. daí ter decidido, hoje, ir buscar a "actualidade" de hoje, que há uns quantos antos me deu um abanão valente, à boleia do "Ensaio Sobre a Cegueira", que entrou num desses recantos da minha vida.

relembro hoje a entrevista que li no público, onde entre muitas outras coisas, José Saramago diz que «Gostaria de ser recordado como o escritor que criou a personagem do cão das lágrimas, no "Ensaio sobre a Cegueira". É um dos momentos mais belos que fiz até hoje enquanto escritor. Se no futuro puder ser recordado como "aquele tipo que fez aquela coisa do cão que bebeu as lágrimas da mulher", ficarei contente. Se alguém procurar naquilo que eu tenho escrito uma certa mensagem, atrevo-me pela primeira vez a dizer que essa mensagem está aí. A compaixão dessa mulher que tenta salvar o grupo em que está o seu marido é equivalente à compaixão daquele cão que se aproxima de um ser humano em desespero e que, não podendo fazer mais nada, lhe bebe as lágrimas.» José Saramago, in "Público", 15 JUN 2008

não podendo também fazer mais nada para expressar o que sinto ao receber a notícia, digo apenas que, da parte que me toca, o escritor pode ficar descansado, porque não tenho dúvidas de que é assim que o lembrarei. porque mais do que um prémio nobel, sempre me impressionou mais o fundo da pessoa que criou a imagem, tão humana, do cão das lágrimas, numa tragédia como o Ensaio sobre a Cegueira.

Sem comentários: