quinta-feira, abril 21, 2005

group therapy.....

houve muitas alturas em que lamentei não ter feitio para pertencer a um grupo, de amigos neste caso, daqueles que permanecem intocáveis durante anos e para o que der e vier. nunca consegui habituar-me à ideia de conviver diariamente sempre com as mesmas pessoas, e das vezes que tentei contrariar a minha natural tendência para o isolamento ou para os chamados sub-grupos, mais reduzidos e mais restritos, acabei na mesma por reforçar laços apenas com uma pequena parte do grupo. apenas com aqueles com quem a identificação era mais que óbvia logo na linha de partida. e apesar de me sentir bem assim, no meio de pouca gente, levei anos a perceber que não havia nada de mal em não fazer parte de um grupo, e que não era dali que vinha a minha sensação de não pertencer a lugar nenhum. ainda hoje me sinto à margem frequentemente, mas sinto também que com o passar do tempo fui inconscientemente aprendendo a desenvolver defesas invisíveis para me proteger dessa insegurança. o problema é que nem sempre consigo manter a frieza suficiente para as usar nas alturas em que mais jeito me davam. percebi há pouco tempo que há muito de positivo em não alimentar o culto do grupo. percebi que ter crescido em subgrupos, e ter cultivado amizades individuais em vez de colectivas ao longo destes anos todos, tem muito que se lhe diga. começo até a pensar que terá sido o melhor caminho que podia ter seguido, quem diria..... gosto de estar com pessoas diferentes, que me falem de coisas diferentes das que lhes falo, de coisas que não sei mas quero saber, que me oiçam de diferentes perspectivas. gosto de dar atenção às pessoas com quem estou, e é claro que gosto que me dêem atenção, e para isso não posso estar rodeada de muita gente, muita confusão, porque acabo por me dispersar, por me isolar. gosto de pensar que que depois de ter percebido tudo isto e de ter chegado à conclusão de que alguma coisa tinha de mudar em mim, eliminei uma boa parte da minha tendência para me isolar. gosto de pensar que foi com uma grande ajuda do meu grupo feito de subgrupos dispersos que o consegui. percebi que alguma coisa tinha mudado por fim quando naquele dia em que me fui realmente abaixo preferi sair e falar do assunto do que ficar sozinha a lamentar o sucedido como era meu hábito. achei que era importante dizer isto.


orelhas de burro:

neste momento i predict a riot dos kaiser chiefs, e já em estágio para domingo à noite.

Sem comentários: