sábado, outubro 27, 2012

combate à ansiedade: dia 3

primeiro fim de semana com novas regras instaladas. tal como em qualquer situação que exija maior controlo da nossa parte, como uma dieta, estes novos hábitos na vida da bobina tornam-se mais complicados de cumprir ao fim de semana, pela mudança que há em relação às rotinas que se impõem de 2ª a 6ª. a bobina está menos tempo sozinha, anda mais na rua, está exposta a mais situações em que a seu tempo começará a demonstrar menos ansiedade. para já, continua a ladrar aos cães na rua :)

- ao terceiro dia, a bobina recuperou a alegria de ir à rua, mas com trela. continua a sentar-se facilmente quando lho peço, antes de lhe pôr a trela. se, por acaso, a alicio a ir à rua e a deixo sair sem trela, até ao passeio, não avança, fica na escada parada. se lhe ponho a trela, é vê-la correr porta fora. já passeia sem problemas, dando apenas mostras de medo dos carros em locais muito específicos, que já identifiquei. curiosamente, nos sítios onde mais tempo passava antes do episódio do camião do lixo...

- mais progressos da rua: como almocei numa esplanada, levei a bobina. arrisquei tudo, se tivermos em conta que a esplanada fica junto à estrada de benfica, onde circulam autocarros a todo o instante. os mesmos monstros que durante os últimos 15 dias a fizeram querer fugir a sete pés para casa, com o rabinho entre as pernas. durante cerca de uma hora a bobina assistiu da bancada aos autocarros a passar para um lado e para o outro, impávida e serena. melhor ainda, ladrou por duas vezes a cães que passavam do outro lado da rua, em sinal de recuperação de parte da confiança perdida, e que a chegou a deixar muda durante uma semana.

- aumentámos o tempo de espera na cozinha de 5 para 10 minutos. por estarmos mais tempo fora de casa, só houve tempo para uma sessão de independência ao final da tarde. ao fim do 10 minutos, quando fui ver, a bobina estava deitada na cama dela, na cozinha, e quando abri a porta nem se levantou. aguardou pacientemente, deitada, pelas festinhas de recompensa, e só depois veio atrás de mim.


Sem comentários: