quarta-feira, novembro 02, 2011

quarta de manhã


o dia começa cedo, ainda de noite. três dias depois, a bobina já não dá mostras da confusão com a mudança da hora. hoje sou eu que acordo primeiro. ela só se dirige para o meu braço, onde apoia a cabeça todas as manhãs para as devidas festas, depois de me ouvir espreguiçar. mal dou ordem para levantar, a bobina sai disparada como um foguete em direção ao quintal. sabe que é para lá que vai ver se está tudo como deixou na noite anterior, antes do merecido pequeno almoço. já de barriga cheia, é na cama dela que se deita para mais uma curta sesta, enquanto tomo banho. não é quando fecho a água ou saio da banheira, que a bobina decide juntar-se a mim na casa de banho. o sinal de partida é dado quando me ouve escovar os dentes. aí sim, ela tem a certeza de que há vida lá em casa e que provavelmente se adivinha uma saída. quando passo ao quarto para me vestir, a bobina regressa à cama dela. observa tudo com atenção até ao momento em que calço o primeiro sapato. nesse instante troca a cama dela pela minha e salta em direção à minha cara com uma lambidela pronta a sair. não restam dúvidas de que vamos sair. assim acontece. 

já na rua, já de dia, são sete da manhã, vê do outro lado da estrada duas senhores grisalhas encasacadas e de chapéu de chuva na mão. não lhe ligam, não a veem. como quem não quer a coisa, a bobina atravessa a estrada disparada na direção das vizinhas. ladra como um pastor alemão enquanto correr, e cala-se quando chega ao pé delas. ofendida por ter sido negligenciada, a bobina pede desculpa com lambidelas quando se aproximam e lhe estendem a mão em jeito de festas. as ditas senhoras tomam o pequeno almoço todos os dias à mesma hora na mesma pastelaria. ficam à janela, sempre na mesma mesa. a bobina reconhece-as à distância. passa por elas todas as manhãs e vê-as cá de fora junto ao vidro. nunca tinham trocado impressões, mas ficaram amigas para a vida. mais duas cabeças grisalhas que a bobina irá procurar diariamente durante os passeios pelas ruas de benfica.

Sem comentários: