terça-feira, novembro 09, 2010

outros hábitos...

o poder de persuasão da bobina é isto: começa por se sentar lá ao fundo da sala, qual cão de loiça, a olhar para mim. não se mexe, não ladra, não pestaneja, não nada. eu não reajo. passados uns minutos deita-se na cama dela. olhos bem abertos, os mesmos gestos. não se mexe, não pestaneja, não ladra, não nada. mais alguns minutos e vem sentar-se, outra vez encarnando o cão de loiça à frente do sofá, com o focinho encostado, de olhos postos em mim. a mesma postura de esfinge.

mais uns tantos tic tacs no relógio e salta para o sofá, onde se deita ao meu lado, impávida e serena de olhos postos em mim, agora em pose de sereia. se mesmo assim não lhe dou o que ela quer - comidinha fora de horas, só naquela de petiscar porque o pequeno almoço já vai longe e até já foi depositado num saquinho de plástico no caixote do lixo do jardim do cimo da rua - eis que recorre ao plano b: primeiro assenta bem o focinho em cima da minha mão mais próximo e ataca-a de lambidelas, depois respira fundo já com o focinho bem arrumado e instalado em cima do teclado, mais uma vez de olhos bem abertos, especada, na minha direcção.

em 80% dos casos eu cedo quando o focinho assenta no teclado e vai dum biscoito ou outro. nos outros 20%, dias em que não me vendo por uns olhinhos bonitos e fiteirinhos, a bobina deita-se ao leu lado, a dormir, à espera. ou isso, ou passado cinco minutos está com a patinha em cima do meu braço a emitir sons de muito mimo - eu sei, a culpa é minha - como se fosse uma infeliz a quem ninguém dá festas, nem comida, nem atenção. 'tadinha... nesta fase ela ganha sempre, sou uma vergonha.

escusado será dizer que enquanto termino estas linhas, a bobina já está a petiscar a rir-se por dentro da moleza da dona.

Sem comentários: