domingo, junho 21, 2009

day by day....

a dona manuela aconselhou-me ontem a abrir o chapéu de sol no quintal "porque a bobina - coitadinha" - vai para cima da mesa e anda para lá à procura dos bocadinhos de sombra". é verdade... o calor está instalado lá fora, felizmente cá dentro a mansão permanece fresca, sobretudo o chão, e que o diga a bobina, que nos últimos dias tem trocado o seu mui confortável leito, pelos mosaico-tacos fresquinhos que forram o chão da sala. é neles, precisamente, que a bobina dorme neste momento uma prolongada sesta.
nos últimos tempos, a bobina deixa para trás mais uma fuga pelos fenos da beira baixa, marcada pelo regresso a casa pelo próprio faro. há que felicitar a fera por ter melhor sentido de orientação que a dona, mas ainda assim não se safou do castigo da praxe. é que, uma semana depois da fuga, ainda se notam restos de comichões provocadas pelas centenas de ouriços e espigas que vieram alojadas nas madeixas da bobina, que está mais loira a cada de dia de verão que passa. e as alergias não têm fim!
mas no meio disto tudo, a bobina continua a conquistar tudo e todos por onde passa, sobretudo nas sombras das esplanadas de benfica, que é por onde mais tem andado por estes dias, não vá desenvolver também uma alergia ao sol! tem sofrido nas mãos das criancinhas destemidas que lhe agarram o focinho sem dó nem piedade, mas também já lhe têm calhado petiscos de meia-noite, vindos das mesas vizinhas, a que nunca sentirá o cheiro cá em casa: costeletas, entrecosto, e derivados.
não tarda estamos a comemorar um ano de bobina em casa!

Sem comentários: