quinta-feira, maio 28, 2009

o sr. ernesto

mais um cromo conquistado pela bobina. chama-se ernesto e anda de bicicleta em tronco nu pela estrada de benfica no intervalo da passagem de autocarros em alta velocidade. durante o passeio de hoje ao fim da tarde, o sr. ernesto mete conversa connosco, do meio da estrada, onde dá nas vistas ao volante de uma bicicleta tipo bmx, em tronco nu, de bermudas verde alface às flores em verde seco.

enquanto caminhamos discretamente pelo passeio, como as pessoas, o sr ernesto apregoa a seguinte frase lá do meio da estrada: "troco a bicicleta pelo cão". sorri-lhe de volta, pensando que assim seguiria o seu caminho sem mais demoras. "troco a bicicleta pelo cão", gritou outra vez. o suspense estampado nas caras de todos os que enchiam as paragens dos autocarros da zona. senti-me obrigada a responder e o mais rápido que me ocorreu foi simplesmente: "é uma cadela". foi o suficiente para me acompanhar até casa. verdade seja dita, a casa é fictícia, pois achei por bem dizer-lhe que vivia uma rua abaixo da minha, vá-se lá saber porquê.

para além dos rasgados elogios que teceu à bobina e à dona (um verdadeiro cavalheiro com apenas um dente à vista e um bronze de fazer inveja a qualquer frequentador de solário), quis ainda saber pelo caminho se eu tinha uma bicicleta, se costumava ir à praia, que sim, e entao a que praia ia, e aconselhou-me a ter cuidado para que não me roubassem a bobina. assentiu ainda que bobina é um nome "muito bom" e que se vê que está bem tratado, "porque os cães bem tratados têm o pêlo assim".

na despedida, combinou comigo amanhã à mesma hora, "porque faz bem conversar um pouco".

Sem comentários: