sábado, dezembro 13, 2008

bobina days

à falta de vontade para falar de mim e arredores durante tanto tempo, desisiti de esperar que o assunto chegue, e falar de quem neste momento me ocupa a maior parte do tempo: a bobina.

a rotina diária teve vários acrescentos, que se notam sobretudo de manhã.

ficam algumas notas evolutivas desde a última vez que escrevi sobre a cadela que me alterou todos os cantos à vida:

- já sabe quem manda cá em casa - o jornal. não deixa, no entanto, de tentar todos os dias levar a melhor desde o momento em que (me) acorda até que se deita.

- dorme na cama dela toda a noite. assim que amanhece vai acordar-me, pé ante pé até à minha cabeça, que empurra com o focinho frio e cheio de determinação até eu reagir. à falta de resultados, deita-se encostada a mim até que lhe dê os bons dias como ela gosta: festas na barriga.

- passo seguinte: convencer a bobina de que sao horas de levantar e de ver se há xixis na cozinha. não é comum mas acontece. sempre que não há, faz-se uma festa (não só uma festa na cabeça, mas tb uma festa de elogios proferidos em tom da mais pura felicidade), abre-se a porta do quintal e incentiva-se em tom de ordem as palavras: "bonina xixi lá fora". nisto, a bobina sai a correr, faça chuva ou faça sol, cumpre a ordem e regressa para o seu biscoito!

- quer isto dizer que em mais ou menos 4 meses consegui a proeza de ensinar a uma cadela o que é xixi e cócó. também já sabe o obrigatório "vamos à rua", aliás, basta "vamos". a palavra "comer" também já provoca saltos em série para as minhas pernas. "para a tua cama" também já é um sucesso cá em casa. e "dona" também já a faz correr para mim. "aqui" já sabe o que é, mas nem sempre respeita - sobretudo se houver outros cães por perto ou pessoas a correr.

- ando agora a trabalhar no "senta" e "dá a pata". está a correr mal: qualquer destas ordens provocam na bobina uma vontade incontrolável de se deitar de barriga para o ar e pedir festas.

Sem comentários: