quarta-feira, setembro 27, 2006

o sistema, o sistema..... e os buracos.....

sinto a crescer desalmadamente em mim um novo ódio de estimação que me está a tirar do sério. parece que todos os fundamentalistas da moral e dos bons costumes saíram da toca para dizer mal dos buraka som sistema. entenda-se que eu nem me considero fã da banda. vi parte do concerto que deram no terrapleno de santos, oiço o ya todos os dias na rádio e fica por aí o conhecimento que tenho deles. acontece que já dei por mim a defender veemente o som conseguido por aquilo a que alguém chamou kuduru progressivo. ora vamos lá ver... é preciso chegarem os buraka som sistema e dizerem umas palavras politicamente incorrectas para levantar toda esta algazarra? anda tudo durante meses, anos quem sabe, sem dar atenção a uma palavra que seja que é cantada numa canção porque já ninguém tem tempo de ouvir música coma atenção, porque afinal também já ninguém ouve rádio como "no antigamente" - dizem eles, os mesmos que defendem que o dever de quem de direito é dar nozes apenas a quem tem dentes e sobretudo a quem as pediu - e de repente (e isto para mim é a melhor parte...) todos juram a pés juntos que ouvem música pelas letras e que são incapazes de gostar ou sequer ouvir uma música cuja letra "não preste". ora bem.... eu não queria estar aqui com associações que pouco ou nada têm aparentemente a ver com o caso, mas a verdade é que a última vez que ouvi isto, ou melhor, a última vez que vi isto escrito foi numa entrevista a um ser que a seguir dizia que a escritora preferida era a margarida rebelo pinto.
o que é afinal isso de ouvir música pelas letras? quando me apetece ler pego num livro, numa revista, num jornal... nao ponho um disco a tocar. quando me apetece ouvir letras pego num booklet de um cd. mas ainda há quem no meio desta malta compre cds? tirando casos mais óbvios em que a letra é transparente o suficiente para se decifrar logo a ela própria, chegam a passar-se dezenas e dezenas de audições até eu resolver ir investigar de que fala o artista em questão. serei mais desinteressada que a maioria? e depois, não estou a ver todos estes súbitos defensores da moral e dos bons costumes e que agora até gostam de música, no carro, com o rádio ligado, a mudar de estação de minuto a minuto porque não lhes agrada o poema do hotel california que os eagles cantam há três vidas, ou que o phil collins ou os wham vão chorando ou bailando nas estações que presumo que estes espécimes de intelecto vorazmente desenvolvido ouvem habitualmente. até porque nao maioria dos casos serão pessoas que não falam tão pouco percebem inglês sem legendas.
e depois chocam-se porque alguém canta "palavrões" em português? só me ocorrem expressões e vocábulos de cariz religioso para proferir neste momento.
eu não defendo o hype, nem sou grande apreciadora destes ritmos, mas perante argumentos como este só me dá vontade de ir já ali criar um clube de fãs para os buraka. ya.

Sem comentários: